domingo, 15 de novembro de 2015

Resenha Crítica - Um Dia (livro)

Olá pessoas! Ando sumida, né? Não só eu, mas como o João também, mas é que a faculdade anda consumindo o nosso ser. Mas então, espero que me perdoem que eu vou tentar fazer com que isso não ocorra novamente.

Hoje vim com uma resenha de um dos meus livros preferidos de todo o mundo. O livro é Um Dia e eu reli ele a alguns dias. Há quem goste e há quem não goste, então fica claro que essa é uma crítica de uma pessoa que não apenas gosta, mas ama esse livro. Então, vamos lá!




Sinopse: Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.

Ano: 2011
Editora: Intrínseca
Autor: David Nicholls

Resenha:

Um Dia conta a história de Emma e Dexter, Em e Dex, Dex e Em. Eles se conheceram na formatura da faculdade, em um dia normal pra muita gente, mas que para eles era apenas o início de suas "vidas adultas". A partir de então, nos outros capítulos, começamos a ver como é que a vida deles estão nesse mesmo dia, 15 de Julho, durante muitos anos. Acompanhamos as aventuras de Dexter e os dilemas e problemas da Emma.

Os personagens são bem reais, eles têm seus problemas, defeitos, mas possuem seus encantos, seus pontos fortes. Você passa a torcer por eles, a querer entrar no livro e dá uns tabefes na cara de um ou de outro. Você se emociona e se desespera, sofre e fica feliz com várias partes do livro.

Acredito que muitos tenham visto o filme e, mesmo não sendo uma resenha do filme, já digo que os dois têm as suas semelhanças, é claro, o filme é adaptação, então não adianta querer vê-lo esperando conhecer o livro todo, pois não vai.

Ainda não vi esse livro com sua capa original, então temos Em e Dex na capa sendo representados por Anne e , o que não é de todo ruim, embora sou do tipo que sempre irá preferir a original, a cena que a capa mostra é uma cena fofa e romântica, que representa um aspecto do livro. O livro é dividido em partes e cada parte vem com o período de tempo que se passa e com a citação de um autor, com a citação a gente pode simplesmente tentar desvendar o que nos aguarda.

O livro é mais que um livro de romance, ele faz com que reflitamos as nossas escolhas e que nem sempre o que desejamos e o que queremos irão acontecer ou irão nos fazer bem. Fala sobre amadurecimento que não vem com o fim da faculdade, mas vem quando a gente vive, erra e aprende com os erros, é interessante ver como os personagens cresce a medida dos anos.

Um livro emocionante e de leitura fácil, com grandes lições em cada página, isso é que lhe aguarda na leitura de Um Dia.

Nota: 10 estrelas ★
Resenha feita por: Thuane Ingred

Nenhum comentário:

Postar um comentário